Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bate papo com motorista

Coisa melhor do mundo é bater papo com motorista, eles sabem de tudo, até do que não é para saber. Todos os dias pela manhã um motorista diferente vem me apanhar na Soleme, gust house onde estou hospedada. Alguns são mais falantes, puxam conversa e interagem. Outros são mais na deles, só respondem o que você perguntar.
Hoje vim com o motorista (no names), que normalmente não conversa muito, mas parece que sexta-feira - dia do homem aqui em Angola - ele resolveu bater papo. E o tema foi a inevitável situação do trânsito em Luanda, um caos. Enfim, conversa vai conversa vem, surgiu a figura do guarda de trânsito. Essa figura tem um papel importante aqui, controlar o trânsito. Esse é seu papel, agora se ele consegue fazer isso são outros 500.
O guarda de trânsito usa uma luvinha branca, daí perguntei ao motorista o porque das luvas, ao que me respondeu: Dona Camilla é porque quando eles pedem a documentação eles não podem tocar com as mãos sem luvas nos documentos, ou seja, se um guarda estiver sem luvas você pode não entregar os documentos, mesmo que tenha que resolver o ocorrido na delegacia. Vai entender.
Na continuação ao destino, vimos um guarda parando um carro e pegando os documentos. Daí o dono do carro entrega os documentos com alguma coisa dentro, o que será isso? Resposta, dinheiro. Como no Brasil, é comum aqui dar dinheiro para se livrar da multa. Só que aqui as coisas funcionam da seguinte maneira: o guarda recebe 10% do valor de cada multa, legal né?
Os guardas andam com um bloquinho para anotar as multas e uma tabela com os preços. Ao parar um motorista, mostra a tabela de preços e negocia: olha essa multa lhe custaria 30 mil Kwanzas (U$D300), se você me der os meus 10% te livro da multa. Bom negócio para os dois. Para ficar mais legal ainda, e claro, para não estimular a corrupção os guardas que voltam ao quartel com muito dinheiro no bolso é considerado “corrupto”. Mas aqueles que não chegam com muito dinheiro no bolso, mas com muitas multas no bloquinho, podem ser promovidos depois de um tempo. Ou seja, poucas multas, mas com dinheiro no bolso = corrupto com final de semana feliz; muitas multas = final de semana não “tão feliz” = promoção de cargo.
Por isso sou adepta de andar a pé e de vez enquanto, muito enquanto pego um táxi ou uma boleia (carona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário