Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Crianças desmaiam em escolas de Angola. O que se passa?

Estou muito impressionada com o constante desmaio de crianças nas escolas de Angola. Não sei direito o que está acontecendo mas é algo muito grave.
Na semana passada, quando ainda estava em Saurimo, ouvi alguns comentários sobre o desmaio de várias crianças em2 escolas de Luanda. Estranhei, mas como não consegui ter acesso aos meios de comunicação me pareceu um daqueles boatos que passa de boca em boca e vai crescendo.
Hoje tive uma reunião em Cazenga, município da província de Luanda. Em meio a reunião ouço sirenes e o médico que conversava comigo saiu e voltou com a notícia: 180 crianças desmaiaram na escola e estavam sendo levadas ao hospital. Ele precisou interromper a reunião para ir ao hospital, acredito que para ajudar a socorrer as vítimas. A escola fica bem atrás da repartição de saúde, local onde estávamos reunidos. Ao sair do prédio percebi muito tumulto nas ruas e todos comentando o ocorrido.
A história ouvida em Saurimo me impressionou, mas não dei muita atenção por pensar se tratar de boato, já que no mês anterior houve um boato de que um grupo de pessoas soropositivas estavam entrando em escolas com seringas ‘teoricamente infectadas’ ameaçando as crianças, principalmente mulheres.
Hoje, quando meio que presenciei o ocorrido, fiquei chocada e sem saber o que pensar. Conversando com o motorista, não percebi indignação, parece que está acostumado a esse tipo de coisa,  que não sei nem definir o que é. Atentado? Ameaça? Protesto? Fico eu com minhas dúvidas.
Resolvi pesquisar na internet notícias sobre esse assunto, e quem procura acha. Achei pouca coisa, apenas a constatação de que isso é uma constante e não casos isolados. E também não acontece somente em Luanda, mas em outras províncias como Cabinda e Cunene.
Quem será que está investigando isso, se é que estão. De acordo com os jornais, desde o início do ano vários casos desse tipo foram registrados e nenhum conclusão foi dada, nenhum encaminhamento, nenhuma providência. Sempre que acontece um novo caso é tratado como inédito.
Outra coisa peculiar que li nas matérias é que a maioria das vítimas são mulheres, porque? Só se fala em substância tóxica não determinada. Mas porque só em mulheres? Porque os tais soropositivos atacavam só mulheres? Porque as substâncias químicas atingem mais mulheres?
Eu descartaria imediatamente produtos usados em limpeza, descartaria também uma possível indústria que estivesse liberando alguns gases tóxicos próximo das escolas, pois as vítimas são escolhidas e não existem tantas indústrias químicas espalhadas pelo país e ainda mais ao lado de escolas.
Não vou falar que a escola é um lugar “seguro”. Não vou dizer que o pai que deixa seu filho na escola volta pra casa tranquilo. Acho que qualquer pai já não deixa mais seu filho em lugar nenhum e sai tranquilo, seja no Brasil, em Angola, nos Estados Unidos ou no Japão. Infelizmente escolas não são mais sinónimo de segurança para nossos filhos.

2 comentários: