Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Kizomba é na Dolores

Quem vem à São Tomé não tem tantas opções de entretenimento noturno, então deve experimentar todas as possibilidades. Nas sextas tem o jantar com música ao vivo no restaurante do hotel Miramar, que não é muito barato, mas vale a pena para conhecer.O Pirata que é um bar/restaurante e também tem o preço salgadinho, mas é um lugar agradável e familiar, no sentido exato da palavra, pois é comandado por um casal de portugueses muito simpáticos que aqui vivem e vez ou outra contam com a presença da família e amigos. Nas sextas-feiras, a partir das 21h, tem karaokê, muito legal. As pessoas das outras mesas rapidamente se tornam conhecidos, pois acabam ajudanto aos mais envergonhados a cantar.

Para dançar dois lugares que gostei foi o Beach Club, localizada no complexo do hotel Pestana. Uma boate linda à beira mar, com dois ambientes, um interno e outro com confortáveis sofás do lado de fora. Nunca consegui ver esta boate cheia. Se você é muito seletivo, aqui é o lugar para dançar. Os ritmos são variados e é muito procurada por turistas, principalmente os mais novos.

Agora, dançar kizomba, só na Dolores. Uma boate num lugar que jamais chegaria sozinha, num bequinho. O ambiente é mais regional, as pessoas normalmente vão acompanhadas, mas muitos se acham por lá. Conheci a kizomba, o samba angolano - completamente diferente do nosso - e a dança da tarrachinha (precisa explicar?). Enfim, aqui tem muito o que se fazer, mas claro, depois de 1 mês fica meio repetitivo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Leve Leve

É assim que as pessoas em São Tomé levam a vida, leve leve. Não há pressa, correria pra que? As coisas correm no ritmo que tem que seguir, como um rio sem represas. Por que chegar na hora se pode-se chegar 10 minutos depois? E isso é para tudo, qualquer coisa mesmo. 

Se você vier para São Tomé a ordem é não se estressar e assimilar o ritmo do santomense, leve leve. Os horários de expediente são muito flexíveis, ou seja, você pode encontrar quem procura em uma repartição ou não, depende da prioridade daquela pessoa. Parece estranho falar assim, mas tenho feito um exercício de acompanhar o ritmo leve leve para conseguir cumprir minha missão.

Pensando bem, desacelerar de vez enquando é uma boa. Só eu sei o que me espera esse ano em Manaus...

Sap-sap

Gente, descobri a irmã gêmea da graviola. Bem, irmã gêmea porque não sou muito de graviola, Niardo sim, mas eu não. Então eu acho que podem ser irmãs...rs, ou talvez a mesma fruta, que aqui se chama sap-sap. Não curto graviola, mas a tal sap-sap adorei.

Vou experimentar graviola de novo e ver se são a mesma coisa, daí quem sabe quebro essa barreira com a irmã brasileira da sap-sap.

Mais sobre o Bocado...

Descobri hoje que o Bocado é a comemoração que antecede a Páscoa, relembrando a tradição da partilha do pão. Nesse dia não se come carne, somente peixe que é feito com Kalilú. Ah! Em Cabo verde, além do peixe, nesse dia eles comem cuzcuz com mel como sobremesa.

Conseguir essas informações, que ainda não estão muito claras, foi difícil. Conversei com alguns dos alunos do curso e eles chegaram a conclusão que estão se afastando das tradições, pois já nem sabem direito o porque de seguirem-as.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta-feira de cinzas em STP é Dia do Bocado

Demonstração da tradição do Dia do Bocado
As ilhas de STP, que são cheias de tradições, hoje comemoram o Dia de Bocado, feriado nacional. Neste dia as famílias se reúnem para manter as tradições dos antepassados em que os mais velhos da família colocam comida na boca dos mais novos. Após isso cada um continua a comer sozinho. A comida mais comum no dia dia hoje é o Kalúlú  ou Kalilú(em outro post coloquei calulu).

Juro que tentei entender o significado dessa comemoração, mas não sei se é religioso ou apenas tradição.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval em São Tomé e Príncipe - África

Tava pensando hoje na hora do almoço poucos brasileiros pedem para viajar à serviço na semana do carnaval. Mas tenho plena certeza que não sou a única e que o motivo que me trás aqui me faz saber que não estou fazendo sacrifício algum. Enfim, coisas da vida.

Então, quando terminou o curso peguei uma carona com Lourenço até o coconote, um mercadinho onde compro água e suco, e sai com as sacolas na mão até o outro lado da rua comprar queijo. No caminho para o hotel, logo na esquina seguinte ouvi a música e vi o movimento, logo lembrei, terça-feira de carnaval...

Pequenos caminhões traziam cantores e som elétrico. Atrás multidão (de umas mil pessoas, pouco mais que isso), seguiam os carros com fantasias improvisadas, máscaras, caras pintadas e muita animação. A música ia de bonde do tigrão à é o tcham... Dois blocos, ou sei lá como chamam, traziam meninos vestidos de militar, com imitações de armas nas mãos. Esses não dançavam, ficavam sérios e desfilavam organizados.

Ah! O grupo que dança é o tcham era o mais bonitinho. As meninas tinham o cabelo arrumado do mesmo jeito, roupas e coreografia iguais. Esse é o da foto...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Começou o trabalho

Apesar das reuniões de sexta e sábado, hoje foi o primeiro dia de trabalho mesmo. Tínhamos marcado para inicar às 8h, mas começamos às 9h devido problemas na sala. Dr Herodes, diretor do Centro Nacional de Endemias - CNE, fez a abertura.

O dia estava muito quente e a sala sem ar condicionado tava cruel, mesmo para quem vem do Amazonas. No início, como foi praticamente teroria, todos pareciam sonolentos. Depois de uma boa dinâmica adeus sono. O início ao photoshop deu um ânimo maior à todos, que ficaram tão interessados que nem viram o tempo passar. E assim chegou a hora de ir embora, com gostinho de quero mais. Que bom!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Cuidem do meu filho

Estou muito preocupada com Crispim, ele tá muito magro, cuidem dele pra mim...

Dia de São Valentim

Hoje é o dia dos namorados aqui, em Cuba, na américa do norte e em vários outros países. Ganhei lindas flores regionais do amigo Celino, caboverdiano que conheci em setembro passado aqui em São Tomé.

Tô com saudade do meu namorado...

Nova ferramenta

Não gostei dessa nova ferramenta para postar fotos, ela achata as imagens. Horrível!

Festa de Nossa Senhora de Socorro

Sábado fui convidada para a Festa de Nossa Senhora de Socorro, festa religiosa passada de pai para filho na família Bexiga. Muita música, dança e comidas típicas', além de um grande encontro de familiares. Mais ou menos 100 pessoas se confraternizavam em meio a parentes e amigos.

Peixe cozido e assado, banada cozida, fruta pão assada e calúlú, um prato feito à base de quiabo (quibombó) muito parecido com o carúrú, so que com muitas ervas.

Dancei até a poeira levantar.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Última viagem da mala

Incrível como a TAP trata bem as bagagens. Na primeira vinda à STP, em setembro do ano passado, uma parte da mala se partiu. Agora ela está destruída. Última viagem, que droga, ela é tão linda...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ENTER

O Enter não está me atendendo.

Pulseiras da viagem

Ganhei duas pulseiras em menos de 24h.
A primeira, e mais importante, foi feita pela Maria Clara e pela Cláudia na noite que antecedeu minha viagem. Linda, com bolinhas rosa, lilás e maiores transparentes. Está no meu braço!
A segunda ganhei de um baiano que conheci na fila da imigração dos países da CPLP. Ele trabalha em Macaé, é aposentado da Petrobrás e presta serviço em Angola. Tomamos um café no aeroporto após desembarque e ele me deu uma fitinha do Senhor do Bomfim. Mandou eu fazer um pedido enquanto amarrava. Pedi e tô torcendo para o Senhor do Bomfim atender...rs.
Pergunta: Bomfim seria junto ou Bom Fim separado? Adoro essas dúvidas

Mais uma do meio do caminho...

O mais legal dessa vez em Lisboa foi o hotel, santo Booking.com (recomendo). Lisboa Central Park é um 3 estrelas na Marquez de Pombal, quase em frente ao hotel que fiquei da outra vez, numa rua diagonal. Adorei! Cheguei às 8h, quarto pronto, limpo, lindo e por 55 Euros, ainda pude tomar pequeno almoço (café da manhã). Ameiiii, recomendo.

Em setembro, quando passei por aqui no caminho pra STP, fiquei num hotel 4 estrelas, Sana Lisboa, também na Marquez de Pombal, 98 euros e só pude fazer cheking às 11 da matina. Detalhe, cheguei ao hotel às 8 da manhã, tive que deixar as malar e ficar rodando feito zumbi pela cidade (sou fraca quando estou com sono).

Obs:. esses hoteis são legais porque a Marquez de Pombal é um lugar central e de fácil acesso. Fica perto do Banco do Brasil, da estação de metrô, e tem um serviço de ônibus do aeroporto, o aerobus, que você paga 3,50 euros e em menos de 10 minutos você está na porta do hotel(qualquer um desses dois e mais uns outros). Também na redondeza você pode, por 15 Euros, pegar um daqueles ônibus sem teto para visitar pontos turísticos, o que confesso ainda não ter feito. Chego tão cansada que só quero cama, mas no verão farei isso.

Brasil-Portugal

Essa não foi das melhores viagens da minha vida em termos de conforto. Com exceção das pessoas que conheci no vôo, claro, um casal de Santos e uma espanhola de Bilbao. Ainda em Manaus, na fila para entrar no avião aparecem umas pessoas que esquecem o sentido de educação, bom senso, noção do absurdo e principalmente da prioridade de idosos, crianças, etc. Um povinho que aparece na televisão de vez enquando e se aproveita disso para entrar na frente de qualquer coisa e para arrumar um melhor lugar no avião. O pior são os atendentes que permitem isso, alimentando a falta de educação desses seres. De vez enquando aparece um doido, que as vezes sou eu, e faz uma confusão com esse absurdo, daí resolve, mas momentaneamente.
Por falar em fila, o avião era enorme, estava lotado, os banheiros não comportavam as necessidades de todos, filas e mais filas. O cúmulo entrar na fila pro banheiro dentro do avião. Não tô falando de 2 pessoas na sua frente, tô falando de 7. Até que se manteve limpo.